sexta-feira, 18 de abril de 2014


RELATÓRIO DE TRABALHO

PROFESSORA: Edileuza Mendes Ribeiro Batista
DISCIPLINA: Inglês
NÚCLÉO: Escola Governador Adauto Bezerra
MUNICÍPIO: Monsenhor Tabosa Ceará
PÓLO: Tianguá

O ProJovem é um Programa desenvolvido entre o Governo Federal e Governo do Estado do Ceará, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), com o apoio das prefeituras municipais, com a finalidade de elevar o grau de escolaridade e qualificar profissionalmente jovens entre 18 e 29 anos, com 18 meses de duração e 2000 h/a.
O Programa tem duração de 18 meses, com a finalidade de possibilitar formação integral ao jovem. Para isso, torna-se fundamental a articulação entre a elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do Ensino Fundamental; a Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial; e o desenvolvimento de Ações Comunitárias de interesse público. Aos jovens que apresentam frequência regular e desenvolvem as atividades propostas é concedida uma bolsa mensal de R$ 100,00.  
O Projovem Urbano proporciona aos estudantes formação conforme descrito a seguir:
FORMAÇÃO BÁSICA 
A Formação Básica é a dimensão do PROJOVEM que proporciona os conhecimentos gerais, organizados em torno das áreas de língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. O curso é desenvolvido articulando os temas "Juventude", "Cultura", "Cidade", "Trabalho", "Comunicação" , "Tecnologia" e "Cidadania", de modo interdisciplinar, integrado com a Participação Cidadã e a Qualificação Profissional. Aos jovens aprovados, ao final do curso, é conferido um certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 
A Qualificação Profissional no PROJOVEM proporciona formação técnica geral e também formação técnica específica, trabalhando a partir de arcos ocupacionais, e desenvolve Projeto de Orientação Profissional (POP), despertando o jovem para as questões atuais do mundo do trabalho e oferecendo conhecimentos básicos de uma ocupação profissional. 
PARTICIPAÇÃO CIDADà
A Participação Cidadã no PROJOVEM tem como objetivo contribuir para que o jovem reconheça seus direitos e deveres de cidadão, para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e criadora de novos espaços, motivando e instigando-os a participar da vida da comunidade em que moram e da cidade, através da elaboração e execução do Plano de Ação Comunitária (PLA). 

Objetivos
  • Re-inserção dos jovens no processo de escolarização
  • Identificação de oportunidades potenciais de trabalho e capacitação dos jovens para o mundo do trabalho
  • Participação dos jovens em ações coletivas de interesse público
  • Inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação
  • Ampliação do acesso dos jovens à cultura.

Quem pode participar
  • Faixa etária: 18 a 29 anos
  • Não ter concluído o ensino fundamental
  • Saber ler e escrever, o que será aferido por meio de teste de proficiência elaborado pela Coordenação Nacional e aplicado pela Coordenação Municipal, no ato da matrícula.

Auxílio financeiro
Pagamento pelo governo federal de auxílio financeiro de R$ 100,00, por mês durante 18 meses como incentivo aos estudantes. 

Para o Projovem Urbano funcionar em nossa cidade, o Prefeito assinou adesão como parceria o referido programa funciona na Escola Governador Adauto Bezerra, uma Escola Estadual apresentando uma estrutura física atrativa e acolhedora  para os alunos, comunidade e funcionalismo de modo geral. Ressalto ainda que o diretor da referida escola Mozart Galvão Monteiro Neto abraçou esta causa nos apoiando no que é necessário. Podemos destacar a dimensão de benefícios que o referido programa vem proporcionar aos jovens que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos por diversos motivos.

Com relação ao transporte escolar ainda não foi possível os alunos serem beneficiados por alguns motivos ao qual não sei a real explicação.

Sobre a merenda escolar apesar da demora, visto que as aulas começaram e a merenda a qual nos professores estávamos sabedores e não medimos palavras para falar que os alunos iam jantar na escola, foi um pouco constrangedor, pois foi um período em que o gestor da escola procurou assegurar uma merenda enquanto chegava a do referido programa, a referida chegou e com muita qualidade, por esses alunos virem de uma tradição de alimentação a qual eu chamo de alimentação pesada, eles gostam de quase todas as refeições, posso citar que a menos aceita é: Mingau e sopa, alguns não consomem e outros consomem mesmo reclamando, é compreensível não agradar a todos, pois isso faz parte do ser humano.

Na escola podemos contar com a sala de acolhimento infantil, não é uma sala própria, pois nesta funciona como um auditório da escola, mas as educadoras infantis adéquam ao momento em que estão com as crianças, bem como: guardam os brinquedos e demais objetos em outro local e trazem no horário reservado para as crianças, das mesmas posso observar a satisfação neste espaço tanto ao envolvimento com os brinquedos, filmes, educadoras etc.

Com relação aos alunos, muitos são assíduos outros infrequentes, muitos demonstram interesse ao momento de aprendizagem e em dar continuidade aos estudos, outros se precisa elevar o ânimo através de exemplos e até diálogo com eles. Em todas as salas há alunos não alfabetizados, porém assíduos em sala de aula, tenta se diferenciar a aula para estes, mas não se tem  resultado positivo,  estivemos programando um reforço em horário das janelas de cada um professor, ressalto ainda que com a visita do coordenador Neto, ele nos indagou sobre o conhecimento do projeto Luz do Saber, e temos, o qual já está funcionando e com bons resultados, segundo informações que obtive através do funcionário responsável no município, sobretudo já é um novo desafio para nós neste novo período. Com relação a evasão temos de vez enquanto um aluno que vai embora para outra cidade em busca de emprego ou morar com familiares.


Com relação a minha disciplina que é Inglês, procuro sempre estar reforçando a aprendizagem dos conteúdos onde os alunos são estimulados a produzir atividades por meio de trabalhos tais como: desenhos, colagem e atividades de fixação.

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